Bolha ou Fundo do Poço?

By | 22/01/2016

Bolha ou Fundo do Poço?

Bom Dia 

Estou publicando aqui a resposta a uma crítica de um visitante deste blog, muito bem elaborada por sinal, que tem uma opinião totalmente diferente da minha, que sou corretor de imóveis em duas Regiões do Brasil. A primeira onde resido há 20 anos e a segunda onde morei por outros 20 anos e onde hoje atuo na profissão de corretor de imóveis em ambas. 

Abaixo estão os dois links recebidos que disponibilizo aqui. São dois artigos que devem ser lidos por todos os que estão de alguma forma relacionados com o mercado imobiliário. Gostaria de receber mais respostas sobre esse assunto tão interessante para nós profissionais da área. Obrigado.

http://www.crecisp.gov.br/arquivos/pesquisas/capital/2014/pesquisa_capital_novembro_2014.pdf

http://www.crecisp.gov.br/arquivos/pesquisas/capital/2015/pesquisa_capital_novembro_2015.pdf

Resposta:

Sim. Sou corretor de imóveis na 21a Região-PB, *CRECI 1518-F e na 8a Região-DF, CRECI: 20020-F, e exerço a minha profissão há cerca de 20 anos e vou muito bem obrigado. 
 
Li os artigos publicados pelo CRECI-SP e concordo com tudo que está escrito lá. O que eles afirmam nos dois artigos é que existe sim uma redução no crescimento dos preços e de uma menor oferta de imóveis. Falam também do desempenho do mercado financeiro e dos reajustes dos aluguéis.
 
Já li todos os artigos de todos dos CRECI´s do Brasil que consegui encontrar sobre esse assunto e nenhum deles afirma que existe uma bolha imobiliária categoricamente. As pesquisas, muito bem elaboradas por sinal, demonstram que essa bolha está passando ao largo. Quem trabalha na área, como eu, que tem registro de todas as tabelas de imóveis em lançamentos em bancos de dados de todos os imóveis que já vendi, e também de todas as construtoras onde tenho autorização para vender tanto na Paraíba como no Distrito Federal sabe que um imóvel comprado no lançamento há 3 ou 4 anos atrás não custa menos hoje do que ele pagou na época. Bolha Imobiliária seria isso. Você comprar um imóvel e ele não acompanhar a inflação nem lhe dar nenhum lucro. E isso não existe no Brasil ainda. Duvido e gostaria que você me comprovasse isso com documentos. A situação econômica do Brasil não é a mesma da Europa nem dos Estados Unidos onde quem insiste em afirmar que essa bolha vai estourar cita a todo instante. Aqui existe uma inflação real que os imóveis não conseguem absorver sem serem reajustados. E bem diferente dos outros mercados onde o percentual do PIB aplicado no mercado imobiliários é muitas vezes mais que o do Brasil
 
O que temos aqui é falta de crédito imobiliário, juros altos, impostos altos demais e uma inflação que insiste em continuar corroendo o poder compra das pessoas. Isso existe e tem outro nome. Isso meu caro é o “Fundo do Poço” onde chegamos e de onde não sairemos facilmente.
 
Obrigado por sua participação.
 
É sempre proveitoso encontrar alguém que discorde do que acreditamos.
 
Um abraço.

Gilvan Mendonça Corretor de Imóveis C:1518-F PB & 20020-F DF

 

Gilvan Mendonça – Corretor de imóveis
C: 1518-F PB & 20020-F DF
WhatsApp: +55 (83) 9 8877 5968
www.gilvanmendonca.com.br