E a Bolha?

By | 13/07/2016

Olá! Algum tempo atrás eu publiquei um post aqui que causou protestos acalorados de alguns leitores que afirmavam categoricamente haver uma bolha imobiliária no Brasil. E que ela iria estourar logo. Contestei claro! Nunca houve bolha imobiliária no Brasil. Claro que sempre soube que o motivo da alta dos preços dos imóveis não era apenas devido à especulação imobiliária mas a um conjunto de fatores que causou essa elevação de preços. Como todos sabem, antes não havia crédito imobiliário no Brasil. Comprava quem tinha dinheiro. Então havia uma demanda menor. Mesmo em tempos de inflação alta, os reajustes giravam em torno dela e eram absorvidos naturlmente. No momento em que surgiu o crédito imobiliário com juros menores e mais acessível houve aumento da procura e em seguida também da produção. E os preços subiram. E os estoques seguiram a tendência do mercado. Subiram também.

Afirmar que havia uma bolha imobiliária apenas com esses dois atores seria muito prematuro. Isso no entanto não foi levado em consideração e logo surgiram os especialista gritando aos quatro ventos que os imóveis comprados estavam valendo menos que o valor ajustado na compra no lançamento a dois, três ou até quatro anos antes. E claro surgiram os casos para dar credibilidade a isso.  O que vimos no entanto não foi um estouro da bolha. Nem mesmo os preços caíram além do normal. A oferta de novos imóveis encolheu. Os novos lançamentos foram adiados e muitos reavaliados. E os estoques que temos hoje não atenderiam à demanda do mercado se houvesse financiamento imobiliário mais acessível com juros menos agressivos para as faixas disponíveis atualmente e também para imóveis de padrões mais altos.

O que houve então? E a bolha? E os preços que não caíram com afirmavam? E as vendas? Ninguém liquidou estoques. Ninguém quebrou. Os preços estabilizaram. As promoções espalhafatosas estão se acomodando.  E ninguém perdeu dinheiro porque comprou um imóvel. Quem não comprou continua pagando aluguel. E há aqueles que acreditaram que pagar aluguel seria mais lucrativo pois os valores das locações estavam caindo… caindo… E que assim seria melhor não comprar e esperar a bolha estourar pois os imóveis seriam praticamente “doados”. A bolha não estourou. Isso é fato. Os imóveis não se desvalorizaram. E quem não comprou? Ganhou o que com isso?

Para aqueles que ainda acreditam na bolha ou não, leiam este artigo do CRECI-DF que explica tudo direitinho: Prepare-se para retomada do mercado imobiliário.

A hora de comprar é agora. Decida-se! Ainda da para comprar com os preços “congelados”.  Ah! A Crise… Ela é prima da Bolha! E como tal vai passando ao largo e sumindo no horizonte. Essa é outra que não sai do nosso cotidiano. É mais um daqueles pesadelos sem noção. Há quem arrisque em afirmar que “a crise” não existe. Ela, assim como “a bolha” só interessa aos perdedores, a turma do quanto pior melhor. Isso no entanto fica para o próximo Post.

Um abraço.

Gilvan Mendonça Corretor de Imóveis C: 1518-F PB & 20020-F DF

Gilvan Mendonça Corretor de Imóveis
C: 1518-F PB & 20020-F DF
WhatsApp & Telegram:
+55 (83) 9.8877-5968

 

 

 

One thought on “E a Bolha?

Comments are closed.